segunda-feira, agosto 07, 2006

Nascimento de uma Fada




Nascimento de uma Fada
1998
Acrílico sobre tela
0,60 x0,40

Este foi para Espanha.


A origem das fadas remonta a muitos séculos antes do cristianismo, como agora o conhecemos.
Nas lendas as fadas eram os espiritos dos mortos, principalmente das crianças que viviam num mundo paralelo, alegres e felizes.
Mundo esse que tinha muitos Portais para o nosso.
Portais esses que ficaram abertos enquanto o Homem respeitou e amou a Natureza.

Com o aparecimento do cristianismo, tornou-se habitual dizer que as fadas eram anjos caídos, que tiham sido expulsos do Céu.
As fadas de um momento para o outro transformaram-se de seres belos e etéreos das religiões pagãs em Anjos Malignos que viviam de e para o Mal, pelas convenções cristãs.

Mas o cristianismo também adoptou as fadas no bom sentido.
Também as transformou em belos anjos que guardam o Homem e em Arcanjos que protegem o Senhor, Deus.

A palavra Fada, em português, deriva do termo em Latim "Fatum" que significa destino, fatalidade do destino.
Desse termo derivou a nossa música mais tipica e tradicional, que encarna a alma portuguesa. O Fado.

Sempre podemos dizer que descendemos do antigo povo pequeno das florestas.

P.S.: Por isso, quando ouvirem alguém cantar o fado, já sabem que é a voz das fadas.(esta parte da voz das fadas foi brincadeira. Principalmente se o fado for à desgarrada).
;-)


(Já agora, visitem o novo blog do meu elfo maior - transparenciasdaalma.blogspot.com - e deixem lá a vossa "transparência")

Beijinhos cheios de magia e ternura e... até breve.

25 comentários:

mixtu disse...

e esse foi para espanha... e assim ficaram com um afada...
excelente resenha histórica...
petons

El Navegante disse...

Eu percebí por cá o chamado de duas fadas.
A primeira , a donha de casa, uma artista que e´um prazer le olhar suas obras e ouvir as historias que deeixaron nascer a sua inspiraçao.Por que é muitio pouco o que conheçoa da tui aterra, e agora é muit o que ddesejo conehcer, pela gran cantidad d emaigos que cinehcí devagar na blogósfera, entrs os cuais,vc ocupa um lugar especial, nao tenha dúvidas.
Vou agregar por isso teu nomem, en um lugar da cuberta do barco, onde eu deixé com símbolo cultura de teu povo, a l utrn fada que me estaba chamando.
Amalia Rodriguez.
Agora vao se acompanhar duas fadas e duas grandes artistas no meu barco, naturalmente a uma de elas con as saudades só.
Muito bonito seu trabalho, e acho que tem ser um luxo poder olhar una mistra da tuas obras pessoalemnte.
Um beijo muito grande, desejando que eu marido esté muito bem.

El Navegante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Navegante disse...

Aninha,qué bom, parece que estamos os dois ON LINE, como si fossi unm chat entre nossos post.
Poucas veces sucede.
Nao é como vc acha, vou te dizer que meu barco é só um barco de sonhos, nao é de verdade infelizmente, por que adoraria viajar pela mar, só con o vento como motores.
Assim chamo eu a meu blog, e si vc vai olhar no sector direito do blog, ja está seu nomem linkeado con um apelativo que eu ache para vc, no sitio de Portugal, naturalmente.
Vc merecía isso e muitm mais, pela companhía tao linda que me vem fazendo nas viagems, alñém de ser uma amiga nova.
Beijao

Ces Adorio disse...

My children love your paintings. They think your paintings are so cool and are very good. I agree.

Alexandra disse...

Olá Ana,
como sempre o Cristianismo faz sempre das suas... mas pronto, lá ficamos nós com o fado e, sabe sempre bem podermos dizer que descendemos do antigo povo pequeno das florestas.

Quanto ao teu quadro, deixa-me dizer que tu própria és uma fada!!!

Como sempre, o teu melhor...

Beijos!!

Ao teu dispor
Alexandra

Verena Sánchez Doering disse...

que hermoso como logras hacer nacer una diosa...
me gusta mucho tu arte y los colores que ocupas
besitos y un lindo dia mañana
mi abrazo


besos y sueños

RPM disse...

olá linda amiga!

estive a ver em pormenor os teus últimos trabalhos aqui colocados...

gostei do cavalo marinho e o quadro da fada que foi para itália...

estou com o portátil no hospital e não posso fazer as coisas que desejo...

mas, depois, com mais calma venho atrás e farei uma análise mais pormenorizada!

um beijo e um abraço de amizade e força aí na vossa casa com o teu Elfo....

RPM

Anónimo disse...

Fiquei feliz com sua visita!
Passei aqui oara conhecer o seu canto!
Forte Abraço,
Celtico

Caiê disse...

Adorei a ideia e o resumo! :)

Lua disse...

Adorei o quadro, adoro ajuleeeeeee!

Bjs

Tia Cremilde disse...

querida sobrinha... há muita coisa a meu respeito que a vai surpreender.
Tb gostei deste e do teu post scriptum... lol!

agora vou dar um saltinho ao blog do teu elfo maior!

beijinhos da tia!

vania ♥ disse...

lindissimo quadro!... e tu so mostras que és uma fadinha ;)

beijinhos de cristal

Chellot disse...

Tu és uma criatura de luz por pintar tantos quadros encantados.
Beijos.

Luthien Numenesse disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luthien Numenesse disse...

Olá Ana!! Este é um belo quadro! adorei!!
Quanto ao blog do teu elfo maior, já lá deixei a minha transparencia :)

Por acaso não conheces uma moça chamada gertrudes que faz peças de artesanato e quadros, deve de ter a tua idade? Era uma conhecida minha que fazia coisinhas lindas: fadas, duendes, borboletas, luas, corujas...
Tinha uma lojinha em sesimbra, mas perdi-lhe o contacto desde que foi para Almada. Por vezes também vai a feirinhas de artesanato...

Beijinhos de Luz,

Herenya Na!

Luthien Numenesse disse...

Olá Ana mais uma vez :)
Penso que a loja dela aqui em Sesimbra se chamava Anfib ou qualquer coisa do género. Ela tinha-me dito que ia mudar de loja, mas depois perdi o contacto dela... Ela deve de fazer o mesmo estilo que tu, eu quando ia na loja dela ficava mais de uma hora na conversa ehehe e levava montes de coisas :)
Tive imensa pena de não saber onde fica a lojinha dela agora...Aqui em sesimbra há uma feirinha de verão no castelo que ela costumava ir, tvs a encontre :)

Beijinhos de Luz,

Herenya Na

Anónimo disse...

gostei daquilo que vi e adiçionei aos favoritos :)

aconselho-te uam visita nao ao meu blog mas ao chat que costumo frequentar onde os blogistas se conheçem um pouco melhor

http://chat.blog.vu

Ana disse...

Este ficava bem cá em casa :)

Carla disse...

Mas ke lindo!!!!
:)
beijos

Mikas disse...

Bom resto de semana, beijinhos

Anónimo disse...

As Fadas..

Basta olhar para o momento do desabrochar de uma flor e ver uma de lá saindo,
Um pontinho de Luz Mágico,
Pena que são cada vez menos as flores a desabrochar neste mundo..
Almaarea Na

Anónimo disse...

As fadas...

Basta ver o desabrochar de uma flor,
Nesse momento mágico em que uma luzinha salta
E nasce uma nova fada...
Pena que nasçam cada vez menos neste mundo demasiado cego..

Almaarea Na

Anónimo disse...

P.S.Tinha dado erro e voltei a escrever mais ou menos tudo de novo..
Dai os 2posts...

o alquimista disse...

...E eu que pensava saber tudo de arte...

Doce beijo